"O esporte é uma maneira de afastar a juventude das drogas, através da prevenção, da inclusão social, esportiva e cultural”, afirmou o governador Jacques Wagner, nesta sexta-feira, ao assinar, na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), um convênio com o Esporte Clube Vitória, orçado em R$11 milhões, para obras de infra-estrutura no entorno do Estádio Manoel Barradas.
O convênio prevê ações sociais a serem desenvolvidas pelo Vitória, beneficiando indiretamente cerca de 200 mil moradores e diretamente cerca de 2,5 mil jovens do bairro Nossa Senhora da Vitória (Canabrava) e circunvizinhança.
Segundo o governador, o convênio só foi possível graças ao profissionalismo do presidente Alex Portela Júnior e da diretoria do Vitória. “O Vitória não tem que ser só um clube de futebol. Tem que pensar na inclusão social naquela área”, reforçou Alex Portela Júnior, ressaltando que o clube também será beneficiado com a formação de atletas.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, torcedor do Vitória, lembrou que o convênio é parte das ações do governo estadual de incentivo ao esporte olímpico e profissional.
O projeto, denominado “Vitória da Cidadania”, contempla a construção de estacionamentos com urbanização e marcação de cinco quadras de esportes olímpicos, ginásio poliesportivo, três campos de treinamento, sendo um com arquibancada e vestiários, O Barradão também será usado como centro de treinamento de seleções para a Copa 2014.
Como contrapartida social, o ECV irá desenvolver atividades gratuitas nas áreas do esporte e lazer, durante os quatro anos de vigência do convênio, voltadas à comunidade local. O clube vai doar um terreno de 2 mil metros quadrados, avaliado em R$ 220 mil, dentro do complexo esportivo, onde será implantada uma escola de iniciação esportiva. Serão dadas aulas de futebol, futsal, basquete, vôlei e handebol.
A solenidade reuniu rubro-negros como o prefeito João Henrique, os secretários estaduais de Comunicação, Robinson Almeida, e da Agricultura, Roberto Muniz, o conselheiro Otto Alencar, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Vitória, o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, o deputado federal José Rocha, presidente do Conselho Deliberativo, o presidente da Conder, Milton Vilasboas, também conselheiro do clube, e o vice-presidente executivo, Jorge Sampaio, além do presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, do vice-presidente da CBF para o Nordeste, Marcos Ferreira, e dirigentes das torcidas organizadas “Os Imbatíveis”, “Viloucura” e “Comando Vermelho e Preto”.
“O Vitória é o representante da Bahia na elite do futebol brasileiro”, disse o deputado Marcelo Nilo, comemorando o convênio. Neto de Manoel Barradas, João Henrique, prometeu que a Prefeitura também vai fazer a parte dela, construindo a nova ligação Paralela-Barradão e melhorando a iluminação dos acessos. Ele saudou o convênio como um benefício que vai elevar a autoestima da comunidade de Canabrava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário